Corpo Dicas de beleza

5 dicas para evitar alergias causadas pelo uso de maquiagem

6.10.15Loucas & Maquiadas

Problemas de pele e alergias causadas pelo uso de maquiagem são mais comuns do que imaginamos. Existem diversos fatores que podem causar ou agravar o problema. Para amenizar estes riscos, veja cinco dicas do Dr. Eduardo Correa, diretor clínico do DrAgora. “São indicações gerais e preventivas, que não substituem o cuidado e acompanhamento médico”, alerta.
Alergias podem ser causadas por fatores hereditários, mau uso ou predisposição relacionada com a imunidade do organismo no momento em que a substância entra em contato com a pele. “Assim que algo incômodo é identificado, interrompa imediatamente o uso e procure um médico para garantir que não houve nenhum dano grave e buscar a intervenção indicada para cada caso”, informa o Dr. Eduardo.

São diversas as causas de alergias, por isso  os métodos preventivos precisam ser levados a sério

1 – Fique atenta aos sinais da pele

Caso já possua algum tipo de alergia, o ideal é ficar atenta aos sinais de que algo pode estar errado. Irritações na pele, vermelhidão, coceiras e erupções não são reações normais e podem indicar problemas.  

Mesmo pessoas que nunca desenvolveram reações alérgicas podem, em algum momento, apresentar sintomas. Isso acontece, pois muitos dos componentes alérgicos podem ter efeito cumulativo. “Funciona da seguinte forma: se uma pessoa está com o sistema imunológico saudável, essas reações raramente vão surgir, mas, se por algum motivo esse sistema estiver sensível, é possível que alguma substância cause alergia.”

Algumas pessoas possuem uma sensibilidade maior, e o uso excessivo de maquiagem pode obstruir os poros da pele, ocasionando o surgimento de acnes, o que pode provocar quadros mais sérios de alergias e inflamações.

As causas para esse quadro são inúmeras. Os motivos precisam ser averiguados caso a caso por um profissional. “Nunca faça automedicação, pois o uso incorreto pode piorar a situação”, explica.

2 – Nunca vá dormir maquiada

É importante frisar que dormir de maquiagem é extremamente agressivo e prejudicial para a saúde da pele. Manter o rosto limpo e hidratado, evita o acumulo de partículas que causam a irritação dos poros. Deixar os produtos no rosto mais tempo que o necessário também não é indicado.

3 – Não esqueça: maquiagem também estraga

O prazo de validade é outro ponto de atenção, não é indicado o uso de maquiagens vencidas, pois o risco de infecção por fungos e bactérias é muito maior. Fique sempre atenta ao vencimento dos produtos. 

4 – Não compartilhe pincéis nem produtos de beleza

Além dos produtos, é importante deixar claro que os pincéis para aplicar a maquiagem devem ser individuais, pois o mau uso deles também pode gerar problemas. “Quando as pessoas compartilham esses produtos de beleza, a chance de uma contaminação é grande.”

5 – Fique atenta à qualidade dos produtos

Não pense só no preço. Maquiagens de qualidade possuem  matérias-primas selecionadas e, por isso, nem sempre são as mais baratas. “Um produto de baixa qualidade pode causar danos na pele que podem ser difíceis de reverter”, alerta.

Uma alternativa aos produtos tradicionais são os hipoalergênicos, que não possuem substâncias que causam alergias. Existe também a maquiagem mineral, que é feita de itens extraídos da natureza, sem nenhum tipo de química ou produtos artificiais. São opções para quem costuma ter alergias frequentes e para as pessoas que querem usar produtos que não causem danos para a saúde.

Sobre o Dr. Agora

Clínica expressa para diagnósticos mais simples que necessitam de avaliação e prescrição médica. Atende patologias como amigdalite, sinusite, conjuntivite, resfriado comum, gripe, diarreia aguda, rinite, otite externa e infecção no trato urinário. Inspirada no modelo americano, Minute Clinic, as consultas não exigem agendamento para atendimento e têm preço único de R$ 89,00. Clínicas localizadas em São Paulo www.dragora.com.br.

Beijos
Wiccas


Esse conteúdo foi enviado pela assessoria do Dr.Agora e publicado gratuitamente na íntegra.
As imagens são meramente ilustrativas e foram selecionadas no google images, caso seja o autor e queira a remoção ou atribuição de crétidos, entre em contato pelo e-mail loucasemaquiadas@gmail.com

You Might Also Like

1 comentários

  1. Amei o post, meu maior medo é ter alergia a maquiagem, principalmente nos olhos.
    Bju Bju

    www.rascunhosdeestilo.com.br

    ResponderExcluir

Pinterest

Formulário de contato