Dicas Make

Dica!!!! Higienização dos pincéis

10:48Loucas & Maquiadas

                             
                               Hoje vim dar uma dica é super importante:
                                        Limpeza dos pincéis de maquiagem. Afinal pincéis com resto de produtos podem alterar as cores e efeitos da maquiagem que você está fazendo. Se os pincéis estiverem sempre limpos, não existe o risco de algo dar errado e você precisar começar tudo de novo.


Com que frequência lavar os pincéis e esponjas?
O tempo ideal para higienizar seus pincéis vai depender do tipo de maquiagem que é aplicada com ele. Pincéis usados com pó compacto, blush, base mineral e sombras em pó podem ser lavados a cada duas semanas ou uma vez por mês. Se você tem poucos pincéis para aplicar sombra, o melhor é lavá-los com intervalos mais curtos para evitar que as cores de outras sombras alterem o seu make.
Bases, iluminadores, corretivos e outros tipos de produtos em versões líquidas, cremosas ou em gel costumam impregnar nas cerdas, por isso os pincéis usados com esses produtos devem ser higienizados com mais frequência, com um intervalo de uma semana a quinze dias entre uma lavagem e outra. Para facilitar o processo, prefira pincéis de cerdas sintéticas, que são os melhores para aplicar produtos cremosos e são ainda mais fáceis de higienizar do que os modelos com cerdas naturais.
Em geral, as esponjas não toleram o contato com a água e acabam esfarelando quando são lavadas. Nesse caso, o ideal é comprar um pacotinho com várias esponjas descartáveis e trocá-las, no máximo, a cada dois meses. (viu Tissy? kkk)
Quais produtos usar?
 Há produtos específicos para a higienização dos pincéis (a Contem 1g, por exemplo, possui o higienizador de pincéis, por cerca de R$30,00), porém eu prefiro SEMPRE o shampoo infantil Johnson, que não é mais do que R$10,00 e é perfeito para limpar seus pincéis.
Não podemos esquecer que o excesso de água pode estragar nossos pincéis, portanto, Tome bastante cuidado para não molhar o cabo, que costuma ser de madeira, nem a parte de metal, que prende as cerdas. Se essas partes do pincel entrarem em contato com uma grande quantidade de água, pode ser que ela não evapore completamente e os resíduos de água dentro do pincel podem chegar à madeira e fazer as cerdas caírem ao danificar a cola que as prende.
A cor da espuma produzida durante a lavagem vai mostrar a limpeza do pincel. Se a espuma ficar colorida, repita a operação até que a espuma saia branca e o pincel fique completamente limpo.
Com esses cuidados em mente, siga os seguintes passos para deixar seus pincéis limpinhos:
  1. Umedeça levemente as cerdas do pincel em água corrente ou mergulhe-as em um potinho com água;
  2. Coloque uma pequena quantidade do produto escolhido (shampoo neutro ou específico para pincéis) na palma da mão;
  3. Esfregue gentilmente as cerdas na palma da mão para que o produto se espalhe e faça espuma. Siga movimentando as cerdas no sentido vertical e horizontal até achar que as cerdas estão limpas;
  4. Para enxaguar, segure o pincel sempre com as cerdas para baixo e deixe cair água corrente sobre elas para retirar todos os resíduos de shampoo e maquiagem;
  5. Aperte suavemente as cerdas com a mão para retirar o excesso de água. Você também pode pressionar as cerdas com uma toalha de papel para que a água seja absorvida e facilite a secagem;
  6. Em seguida, com os dedos, alise e modele o pincel no seu formato original e coloque-o para secar.
Qual é a maneira ideal de secá-los?
A maneira ideal de secar seus pincéis é naturalmente. Por isso, evite lavá-los em um dia em que você sabe que vai precisar usá-los em seguida. Nunca tente apressar o tempo de secagem usando secadores de cabelo ou expondo seus acessórios ao sol – o calor pode queimar, ressecar e danificar as cerdas. Se ocorrer algum imprevisto, prefira usar os métodos de limpeza rápida do que lavar profundamente os pincéis e forçar a secagem. A secagem pode levar cerca de 24 a 48 horas!
Sendo assim, o primeiro passo é deixar as cerdas livres. Evite apoiar o pincel e forçar as cerdas, pois isso pode deixá-las tortas. Além disso, não coloque o pincel na vertical com as cerdas para cima – essa posição favorece que a água acumulada nas cerdas escorra e chegue até a cola e o cabo de madeira. A melhor posição para secar seus pincéis é na horizontal, de preferência apoiados na borda de uma mesa ou pia, com as cerdas para fora, sem qualquer contato com a superfície.Caso isso não seja possível, repouse os pincéis sobre uma folha de papel-toalha, em uma superfície plana. Prefira utilizar papel em vez de toalhas felpudas, pois elas podem deixar fiapos presos nas cerdas do pincel. O papel toalha vai ajudar a absorver a água e acelerar o tempo de secagem.

Espero ter ajudado meninas!!!
beijo

Wiccas

You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu ainda não testei, mas vi em outro blog que o Sh Granado tb é uma boa opção.
    Bjs, Dry

    ResponderExcluir
  2. Ai Dry é bom saber, mas eu não abro mão do Johnson, uso ele até como demaquilante, pois tenho alergia a maioria dos demaquilantes do mercado.

    Wiccas

    ResponderExcluir

Pinterest Images

Formulário de contato